Em meio à turbulência da Copa do Mundo que, inacreditavelmente acontece aqui neste continente pela primeira vez, ao ritmo de trabalho cada vez mais intenso, ainda encontramos tempo para mergulhar um pouco na cultura, no modo de viver do povo deste país. Mesmo fazendo aqui um trabalho na área de qualificação profissional, não podíamos deixar de conhecer o sistema formal de ensino. Visitamos a escola 1029 ( as escolas aqui não têm nome e sim, número). É uma escola relativamente grande, com 1.500 alunos, cerca de 50 professores. Há 3 diretores: um administrativo, um pedagógico e um diretor geral. Não há coordenador pedagógico.
Pela manhã, estudam os alunos da 1ª à 6ª classe (equivalente ao nosso fundamental I). As turmas têm cerca de 45 a 60 alunos e um mesmo professor durante estes seis anos de ensino.
À tarde, estudam os alunos do ensino secundário, da 7ª à 9ª classe. Já há, neste caso, uma divisão de professores por disciplina. Os alunos, ao deixarem esta escola, vão fazer o ensino mediatizado, da 1ª à 2ª classe, correspondente ao nosso ensino médio.
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)